06 fevereiro 2006

Retrato do dia




“Pouco me importa.
Pouco me importa o que? Não sei.

Pouco me importa.” (Alberto Caeiro)






Semana passada dediquei algumas boas horas na internet lendo poesias do Fernando Pessoa. Com sua sensibilidade, ele me emociona mais do que qualquer outro poeta. Ok, nao falemos hj de Manuel Bandeira, deixemos sua genialidade prum próximo texto.

Álvaro de Campos, um de seus heterônimos (e o meu preferido), é o autor de obras geniais, como ‘Poema de canção sobre a esperança’ ou ‘Poema em linha reta’ e ele mostra com certa freqüência seu jeito debochado, questionador de convicçoes. (“Não me venham com conclusões!. A única conclusão é morrer.”)

Claro que eu poderia me utilizar de mais algumas centenas de parágrafos falando sobre Fernando Pessoa, sua biografia, obras, heterônimos, etc. No entanto essa nao é minha intencao. A mensagem que senti vontade que ficasse aqui registrada, é nada mais do que um poema. Poema esse que considero ingênuo, mas nao menos digno de reconhecimento, sendo o perfeito retrato do que tô sentindo hoje:

“O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.

Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.

Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.”
(Alberto Caeiro)

5 Comments:

de
Anonymous Anônimo said...

Fernando Pessoa é o melhor mesmo. Manuel Bandeira é uma figura mais simpática, mas é menor se comparar com o Fernando.

E que história é essa de o Álvaro de Campos ser o seu preferido? Ele é o meu preferido, e faz tempo. Escolha outro, hahahahahaha.

Tô relendo sua postagem. Escreve bem essa menina, escreve bem...

6/2/06 12:38 PM  
de
Anonymous Anônimo said...

Bruno (sempre esqueço de assinar isso aqui)

6/2/06 12:39 PM  
de
Anonymous Anônimo said...

"Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.”

Genial. Ah, no começo não tinha entendido a foto. Mas sabia que você não coloca imagens à toa. É boa demais também em editar imagens!

6/2/06 3:22 PM  
de
Blogger Liginha said...

Sim, essa é minha parte preferida do poema, lindo lindo!

...só por curiosidade, é a sua tb? rs

6/2/06 4:10 PM  
de
Anonymous Anônimo said...

Cada dia me surpreendo mais com vc minha amiga...te amo!
Dri

6/2/06 9:21 PM  

Postar um comentário

<< Home