26 julho 2007

Percepção

Outro dia estava lendo um texto sobre o amor. O texto era a carta escrita por S. Paulo aos Coríntios, está no Novo Testamento e é bem conhecida por muitos de nós.

Apesar do belíssimo texto, a música ainda é o caminho ‘mais curto’ a me tocar (desculpem o trocadilho infame, rs). Ela é o próprio amor em alta velocidade. Nelson Cavaquinho soube bem descrever os efeitos do amor: “contigo aprendi a sorrir, escondeste o pranto de quem sofreu tanto, organizaste uma festa em mim...” ou então a precisão de Chico Buarque: “Gosto de você chegar assim arrancando páginas dentro de mim... Sabia que você ia trazer seus instrumentos e invadir minha cabeça...” entre muitos outros.

Seja na poesia, prosa ou música, é sempre possível uma interpretação única de nossa história, dando a sensação, muitas vezes, do autor ser mais ‘vidente’ do que sensível, adivinhando nossas emoções e conseguindo descrevê-las de forma genial.

Sinto Fernando Pessoa, admiro Camões e choro com Manuel Bandeira. Ainda que parte de mim seja traduzida em meus textos, entre amores e dissabores, sem a música é que eu nada seria...


(I Coríntios, Capítulo 13, Versículos, 1 a 13)

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser mem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o Amor."

5 Comments:

de
Blogger Unknown said...

Religiosidade à parte, talvez esse seja o texto mais bonito da Bíblia.
Eu já o estudei várias vezes e sempre, sempre entendo de múltiplas maneiras... Boa lembrança...

4/8/07 9:20 AM  
de
Anonymous Anônimo said...

Uia! Post bom demais Ligia, Parabéns! Romântico demais pra ti em... precisamos conversar! Beijão, Otavio (http://canelacafe.zip.net)

6/8/07 10:38 PM  
de
Blogger SV said...

Hey, babe. Esse texto tem muito a ver comigo (l�gico, n� rs) e voc� sabe que sou at�ia. Aprendi a encarar essas coisas como arte, mitologia. Mas, meu, amor � algo que vale na minha vida, sabe? Eu tenho paix�o, tes�o por conhecimento. Achava que estudar era o que movia meu mundo. N�o � cara. � amor. Quando eu leio uma coisa legal, eu quero compartilhar com algu�m que amo. Quando como alguma coisa legal, n�o tem gra�a se a outra pessoa n�o comer tamb�m. Quando vejo alguma coisa legal, penso logo pra quem vou mostrar aquilo. Se bem que eu acho que � assim como todo mundo, somos um animal social, afterall. Mas voc� viu minha casa: ela � feita para receber bem as pessoas que amo. Eu sou quase um grande cora�o de m�e. Rs. Nada pra mim faz sentido se n�o for compartilhado (irct, isso soou t�o socialista! kkkk!). E tudo eu supero por amor. J� passei barras fodas, e � por amor que ainda estou aqui. Piegas, n�o? rs. Deve ser coisa de mulher.

Sobre seu tes�o por m�sica, ontem fui a um show de blues muito muito legal. Observando bem, acho que n�o existe nada mais er�tico que uma banda tocando. Uma banda curtindo aquilo, instrumentos e instrumentistas, a maneira como o baixista dedilha, como o vocalista se aproxima do microfone, como eles dan�am e se olham, � uma orgia tamanha que eu n�o sei se me envergonho de olhar ou escancaro meu lado voyeur. Mas � lindo mesmo. Eu ainda n�o entendo a m�sica. N�o consigo entender acordes, porque ou�o apenas notas separadas (h�bito de partituras, talvez). Como sou uma pessoa modo txt, tamb�m n�o entendo muito de ritmo, que � algo absurdamente corporal e sinest�sico. Meu EU est� entre as duas orelhas, precisamente atr�s dos dois olhos. O resto do corpo � um ap�ndice inerte que saio arrastando pela exist�ncia, da� minha estranheza ao dan�ar. Mas um dia chego l�.

B�j�cas.

10/8/07 7:26 PM  
de
Blogger SV said...

(versao sem acentos)

Hey, babe. Esse texto tem muito a ver comigo (logico, ne rs) e voce sabe que sou ateia. Aprendi a encarar essas coisas como arte, mitologia. Mas, meu, amor e algo que vale na minha vida, sabe? Eu tenho paixao, tesao por conhecimento. Achava que estudar era o que movia meu mundo. Nao e cara. E amor. Quando eu leio uma coisa legal, eu quero compartilhar com alguem que amo. Quando como alguma coisa legal, nao tem graca se a outra pessoa nao comer tambem. Quando vejo alguma coisa legal, penso logo pra quem vou mostrar aquilo. Se bem que eu acho que e assim com todo mundo, somos um animal social, afterall. Mas voce viu minha casa: ela e feita para receber bem as pessoas que amo. Eu sou quase um grande coracao de mae. Rs. Nada pra mim faz sentido se nao for compartilhado (irct, isso soou tao socialista! kkkk!). E tudo eu supero por amor. Ja passei barras fodas, e a por amor que ainda estou aqui. Piegas, nao? rs. Deve ser coisa de mulher.

Sobre seu tesao por musica, ontem fui a um show de blues muito muito legal. Observando bem, acho que nao existe nada mais erotico que uma banda tocando. Uma banda curtindo aquilo, instrumentos e instrumentistas, a maneira como o baixista dedilha, como o vocalista se aproxima do microfone, como eles dancam e se olham, e uma orgia tamanha que eu nao sei se me envergonho de olhar ou escancaro meu lado voyeur. Mas e lindo mesmo. Eu ainda nao entendo a musica. Nao consigo entender acordes, porque ouco apenas notas separadas (habito de partituras, talvez). Como sou uma pessoa modo txt, tambem nao entendo muito de ritmo, que e algo absurdamente corporal e sinestesico. Meu EU esta entre as duas orelhas, precisamente atras dos dois olhos. O resto do corpo e um apendice inerte que saio arrastando pela existencia, dai minha estranheza ao dancar. Mas um dia chego la.

Bejocas.

10/8/07 7:30 PM  
de
Blogger Liginha said...

Grande Sissi!

Pois é, esse texto tem mesmo muito de vc, pois foi justamente vc quem me enviou e a partir daí fiz minhas divagações.

Fica até meio estranho eu escrever mais aqui, pois simplesmente concordo com o que disse: amor, seja em qual forma, minha inspiração de vida.

Beijos.

11/8/07 2:36 PM  

Postar um comentário

<< Home